;

Blog Details

  • Home
  • Promovendo saúde e sustentabilidade através da Tecnologia!
Marcelo Ogata 20 de junho de 2022 0 Comments

Promover saúde através da tecnologia é uma das grandes apostas das empresas do setor. As inovações atuais e futuras podem ser aplicadas na rotina de clínicas, consultórios e hospitais, e melhoram a qualidade dos cuidados ao paciente. O fato é que a tecnologia é capaz de transformar a área da saúde em vários aspectos

Porém, os dados coletados ainda são escassos, o que dificulta analisar e consequentemente saber se determinado serviço gera ou não valor. Desta maneira, faz se necessário a utilização de ferramentas capaz de coletar, monitorar e analisar os dados que são importantes para promover saúde através da tecnologia, e para conseguir alcançar a almejada sustentabilidade econômica na área.

Conheça agora as principais tendências que promovem saúde através da tecnologia e a solução que traz gestão em saúde baseada em valor.

A ciência de dados

Um dos grandes pilares da saúde baseada em valor são os dados, e eles representam os desfechos clínicos, custos e indicadores de experiência do paciente. É preciso realizar uma revisão deles e estabelecer jornadas clínicas para conseguir entender quais são as faltas e os excessos.

Além disso, utilizar a ciência de dados possibilita o suporte necessário para tomada de decisão e análise. Também é uma boa forma de promover saúde através da tecnologia e ainda fazer a manutenção da sustentabilidade econômica em saúde.

O ecossistema da saúde precisa oferecer serviços, mas antes de promover algum tipo de intervenção, é necessário olhar para o paciente prioridade de toda cadeia. Na saúde, o volume nem sempre demonstra qualidade. Cada um dos pacientes é único e os dados mostram que é possível oferecer vantagens para cada indivíduo, sem precisar conviver com altos gastos em saúde, que podem ser reestruturados.

Novas tendências que promovem saúde através da tecnologia

Pesquisas mostram que o perfil populacional vem mudando a cada ano, uma vez que as pessoas estão vivendo por mais tempo. Agora os males crônicos, cardiovasculares e incapacidades passaram a ser o foco do setor /mercado, sem contar que o período de ocupação de leitos hospitalares precisam ser estendidos, o que também gera custos para o sistema, por isso, é necessário fortalecer uma abordagem preventiva através da conscientização,  adoção de hábitos mais saudáveis e gestão do cuidado.

Por conta disso, as novas tendências da saúde estão voltadas para o enfoque preventivo. Afinal, com as mudanças de comportamento na sociedade, essa se tornou uma grande demanda atual. Outras delas focam na análise de informações para um tratamento personalizado e humanizado. Essa ciência de dados ajuda a agregar mais qualidade de vida ao paciente.

Conheça agora algumas tendências atuais que ajudam a promover saúde através da tecnologia.

Big data na saúde

Esse termo tem relação com a coleta e o uso de um grande número de informações que ajudam a promover mudanças nas formas tradicionais de analisar dados. Através dessa tecnologia conseguimos unir informações importantes que permitem a avaliação e estimativas que servem de base para programas de prevenção e rastreamento de patologias e fatores de risco.

Telemedicina

A telemedicina é uma ótima forma de promover saúde através da tecnologia. Ela ajuda a compartilhar informações e conectar profissionais de saúde e pacientes em todo o mundo, e isso acaba democratizando o acesso a consultas e exames de qualidade. 

No Brasil, ela é utilizada para emissão de laudos médicos à distância, e como segunda opinião qualificada sobre diagnósticos.

Biossensores e rastreadores

Os biossensores e rastreadores conseguem analisar as condições de saúde e auxiliam na detecção de doenças. Eles ajudam muito a promover saúde através de tecnologia, e fazem isso ao comparar dados de pacientes e materiais de reconhecimento biológico.

E os dados neste processo?

O que se observa na área da saúde é que os custos estão crescendo e os recursos estão limitados. Fatores como envelhecimento populacional e tecnologias mais caras, estão tornando a gestão em saúde cada vez mais deficitária. E um dos maiores problemas é que ainda existe uma grande escassez de dados coletados.

Além de uma solução para a coleta desses dados, também é preciso pensar maneiras de gerar valor através deles, em hospitais. Sem contar que não se pode deixar de considerar as fontes pagadoras, afinal, elas precisam de meios capazes de reduzir suas despesas sem que o serviço ou paciente sejam prejudicados.

A coleta desses dados são fundamentais também para gerar sustentabilidade financeira para os hospitais. Afinal, a análise deles permite organizar recursos trazendo mais equilíbrio no orçamento. Além disso, possibilita menores chances de endividamento e maior tranquilidade em relação ao futuro.

Conheça a TP Value

A TP Value é uma plataforma de gestão completa, baseada em valor, que une inteligência e alta tecnologia em dados. Além disso, ela ajuda a promover a saúde através da tecnologia. Ela é capaz de realizar a coleta de desfechos clínicos e econômicos que possibilitam que o gestor meça a eficiência de cada operação.

A MAPESolutions realiza o diagnóstico situacional das principais doenças de alto impacto, na visão dos hospitais e planos de saúde. Com isso, a plataforma TP Value consegue unir os resultados com protocolos clínicos assistenciais criados para estabelecer linhas de cuidados à saúde.

A plataforma também permite a realização de monitoramento e análise na jornada clínica e econômica dos ambientes de saúde. E, claro, também é feito o monitoramento e análise da jornada do paciente, afinal, a plataforma TP Value é baseada em oferecimento de valor para o paciente.

Benefícios da plataforma TP Value

A TP Value é mais que um software, ela é um ecossistema robusto com algoritmos complexos e inteligência artificial, que contempla pagadores, prestadores de serviço em saúde e é claro, o paciente. Ela é capaz de protocolizar e integrar, virtualmente, o modelo de cuidado de cada doença. De uma forma geral, ela oferece controle total para uma gestão estratégica, ajudando a promover saúde através da tecnologia.

Essa plataforma permite o acompanhamento da jornada assistencial do paciente. Isso é feito através da medição da performance do hospital, da equipe assistencial e também das novas tecnologias adotadas no local. Essa análise permite a elaboração de novos modelos de contratação como os baseados em performance.

Outro benefício oferecido pela TP Value é que todas as análises são mostradas através de dashboards e relatórios em tempo real da performance de todo processo de assistência. O entendimento dos gastos que ela proporciona, e do melhor consumo de recursos em saúde, gera mais economia para os estabelecimentos.

As análises preditivas contribuem para um melhor cuidado do paciente, de forma preventiva. Além disso, os indicadores oferecem suporte que facilitam a tomada de decisão, tanto para gestores, quanto para a equipe médica, que será baseada na jornada assistencial do paciente, e nos custos envolvidos no mesmo período.

Para saber mais sobre a TP Value, entre em contato conosco através do e-mail contato@mapesolutions.com e nós iremos apresentar a nossa solução.

Leave Comment

Portuguese PT English EN Spanish ES