;

Blog Details

  • Home
  • Como garantir Sustentabilidade Corporativa em Saúde?
Marcelo Ogata 21 de junho de 2022 0 Comments

Os empregadores precisam garantir a qualidade de vida dos seus trabalhadores, por isso, a preocupação com a saúde integral (ocupacional + atenção primária à saúde) precisa ser constante. Quando isso não ocorre, as empresas acabam sofrendo com o absenteísmo. 

Além disso, outros problemas enfrentados nos empreendimentos são os altos custos em saúde, aumentos dos custos devido a sinistralidade das operadoras de saúde, custos internos com horas extras, afastamentos, atestado, FAP e baixa produtividade.

Para isso, as empresas precisam entender mais sobre o conceito de saúde ocupacional e como utilizá-la. Sem contar que é preciso saber coletar e analisar dados do setor para conseguir elaborar e investir em estratégias que tragam vantagens, como o aumento da produtividade, mais saúde para os trabalhadores e mais economia para os empreendimentos.

Descubra agora o que é saúde ocupacional e como garantir sustentabilidade corporativa em saúde.

O que é saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo da medicina e também um setor obrigatório para as empresas. E isso independe do porte que ela tenha, ou seja, tanto para pequenas, médias ou grandes empresas. A sua atuação está relacionada à prevenção de doenças e de problemas que tenham relação com o trabalho, seja ele físico ou mental.

A saúde ocupacional foca no bem-estar e na qualidade de vida do colaborador. Além disso, ela visa garantir a qualidade de vida, que por definição da OMS é pleno bem estar físico, emocional e espiritual. Através desse conceito, os colaboradores conseguem fazer as suas atividades no trabalho, de forma tranquila, por estarem em um ambiente seguro e tendo a sua saúde zelada pela empresa que o contratou.

O que é sustentabilidade corporativa em saúde

Existe uma preocupação da sociedade, e dos governos, com a escassez de recursos naturais e com a permanência deles para as próximas gerações. Por isso, todos os setores da economia possuem responsabilidade na busca pelo desenvolvimento sustentável. Um dos setores mais observados em relação à sustentabilidade é o da saúde.

A sustentabilidade corporativa em saúde visa transformar o modelo de gestão atual nessa área. Esse modelo de atuação procura unir bons resultados financeiros com a preservação da saúde dos funcionários de uma empresa. Dessa forma, as instituições conseguem priorizar a saúde da sua equipe, e dos demais, beneficiando a todos.

A falta de dados

Como muitas empresas não possuem estratégias eficientes para coletar dados na área, elas acabam negligenciando com o cuidado em relação à saúde dos colaboradores. E isso ainda contribui para a perda de dinheiro ao tentar remediar a situação. O fato é que sem esses dados, fica impossível saber exatamente quais são as falhas do negócio e onde agir para melhorar a saúde ocupacional. 

Para garantir a saúde ocupacional e a sustentabilidade corporativa em saúde, é preciso coletar e analisar os dados do setor. As métricas permitem orientar as pessoas em relação à situação atual em que a empresa se encontra e também, servem de base para elaborar planos e estratégias em prol dos resultados almejados.

É importante ter todas as informações sobre as atividades do estabelecimento e os impactos que elas causam no ambiente. Saber os recursos utilizados e o que está sendo feito com o que é produzido na instituição. É preciso também ter informações concretas sobre a saúde atual e as medidas de prevenção adotadas pelos funcionários.

Consequência na saúde ocupacional

A verdade é que com os dados coletados, é possível analisar e entender exatamente a saúde dos colaboradores no contexto do negócio. Com isso, a empresa consegue atuar na causa, evitando maiores problemas e gastos extremos no futuro.

Quando não se sabe como evitar o problema, ele acaba crescendo. Isso quer dizer que os funcionários acabam adoecendo e aumentando as taxas de faltas, atrasos, ou seja, absenteísmo. Sem contar a diminuição da produção, ainda que o colaborador esteja presente na companhia.

O valor utilizado para resolver esses problemas acaba sendo muito maior do que o que seria preciso para prevenir. Afinal, a empresa pode ter que gastar com horas extras, afastamentos, novas contratações, entre outros fatores.

Como garantir sustentabilidade corporativa em Saúde

A ALLdaCare é a solução com foco em Health Analytics que a sua empresa precisa. Seu maior objetivo é proporcionar uma vida com mais saúde a todos os colaboradores da empresa. E ela não deixa de lado todos os impactos que os custos podem ter, afinal, a prevenção é o caminho para ter funcionários felizes e aumento na produtividade.

Essa solução aposta em tecnologias em saúde para poder colocar em prática esse tipo de gestão do cuidado com a saúde ocupacional. Com a ALLdaCare, o colaborador será acompanhado por uma equipe de especialistas e vai poder fazer seu acompanhamento de forma remota, ou seja, através da telemedicina.

Os trabalhadores contam com softwares que analisam dados reais e os colocam como principal componente da fórmula para a gestão da saúde ocupacional. O fato é que ao aumentar o cuidado e o acompanhamento, as pessoas terão uma melhor qualidade de vida e irão buscar menos por procedimentos reparatórios.

A longo prazo, é possível observar a diminuição das taxas de sinistralidade por conta de um plano de saúde que não será mais um risco para a sustentabilidade financeira da corporação. 

A ALLdaCare oferece novos desfechos quando o assunto é saúde e redução de custos. Ela consegue fazer a integração dos dados de saúde ocupacional e assistencial, permitindo que os colaboradores tenham mais saúde e economia para a empresa.

Benefícios dessa solução

O principal benefício da ALLdaCare é que ela oferece um melhor cuidado para os colaboradores. Além disso, proporciona melhor utilização dos recursos em saúde e a redução de desperdícios e custos como o absenteísmo e do presenteísmo, redução do FAP (Fator Acidentário Previdenciário) e redução da sinistralidade.

Ela também proporciona menores custos em cuidados com doenças. Ajuda a aumentar a produtividade da empresa, já que colaborador saudável é sinônimo de aumento de produtividade. E ainda gera maior bem-estar para os beneficiários e sustentabilidade financeira para a empresa. 

Esses são alguns dos benefícios rastreáveis dessa solução para saúde ocupacional. Você pode entrar em contato com um dos nossos especialistas para saber mais sobre a ALLdaCare, que além de sustentável, ainda é altamente personalizável. Assim, você escolhe como investir, desde que a saúde também faça parte desse pacote.

O que a sua empresa precisa é de dados e resultados. Por isso, invista com consciência, afinal, um funcionário saudável e motivado produz melhor.

Para saber mais sobre a ALLdaCare, entre em contato conosco através do e-mail contato@mapesolutions.com e nós iremos apresentar a nossa solução para saúde ocupacional.

Leave Comment

Portuguese PT English EN Spanish ES