Portuguese PT English EN Spanish ES
Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o que é, para que serve e como incluir um novo procedimento. - Mapes

Blog Details

  • Home
  • Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o que é, para que serve e como incluir um novo procedimento.
Dev Mapes 28 de outubro de 2022 0 Comments

A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) é uma classificação que é utilizada para padronizar a remuneração dos procedimentos médicos, referente aos honorários médicos que serão pagos por determinados procedimentos. Trazendo então igualdade de condições, mais justa e alinhada ao que se refere as suas classes de especializações. É uma padronização em relação aos procedimentos realizados.

Surgiu da necessidade dos médicos resgatarem a prerrogativa de recuperar a valorização do seu trabalho no sistema de saúde suplementar. Antes da criação da CBHPM, cada operadora de saúde criava seus procedimentos e códigos, sem uma padronização. Tendo em vista esse cenário, observou-se a necessidade de hierarquizar a remuneração desses procedimentos, a fim de existir uma unificação para cada procedimento realizado.

A tabela CBHPM foi desenvolvida pela Associação Médica Brasileira (AMB), com o apoio de outras entidades médicas, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM). A regulamentação da tabela CBHPM ocorreu com a publicação da Resolução CFM nº 1.673/03, em 07 de agosto de 2003.

A tabela CBHPM foi criada com uma divisão de 14 portes, cada um deles com três subdivisões. Uma vez que diferentes operadoras de saúde começaram a utilizá-la, ela acabou sendo reconhecida pela ANS, e hoje é o instrumento utilizado para a remuneração médica.

Para a inclusão de um novo procedimento na CBHPM é necessário passar por uma aprovação prévia da Câmara Técnica Permanente da CBHPM, que é coordenada pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Sociedades Brasileiras de Especialidades. À Comissão Nacional de Honorários Médicos caberá estabelecer a hierarquia e valoração dos novos procedimentos.

Quer saber mais sobre a inclusão de um procedimento na tabela CBHPM? Entre em contato conosco, temos uma vasta experiência com este processo.

Leave Comment